Roteiros...

De modo geral, na pesca esportiva a grande demanda orienta-se no sentido da ilha do Bananal, santuário natural onde a natureza e a biodiversidade do Araguaia se renovam anualmente. Disto, o percurso mais utilizado tem sido no sentido rio abaixo (rumo norte), por aproximados 200km.

Podemos destacar os seguintes pontos de pesca: Barra do Javaés, Volta Grande, Rebojinho, barra do Cristalino, Barreira do Veado, barra do Caracol, Barreira da Laranjeira, Barreira de São Pedro, entre outros.

A mobilidade permitida pela utilização do Barco-Hotel, conjugado com as canoas de pesca é um fator bastante forte a considerar no turismo de pesca. Vai-se onde o peixe está.

Já pacotes focando passeios contemplativos, essencialmente ecológicos, o roteiro dependerá do período de permanência desejado (mínimo de 3 dias) e pode contemplar a barra do Javaés, os lagos e lagoas da barra do Cristalino, o Rio das Mortes, São Félix do Araguaia, Luciara, Santa Terezinha e Caseara. O Barco-hotel tem calado reduzido, o que permite navegar bem em qualquer época do ano, no Araguaia. Outros roteiros, inclusive rio acima, podem ser considerados.